A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (14) a convocação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o valentense Aroldo Cedraz, para prestar esclarecimentos sobre o julgamento das contas do governo.
Ele havia sido convidado para a audiência sobre os procedimentos contábeis do Executivo, mas informou por meio de ofício que não compareceria, o que irritou os senadores da oposição e também do governo. “Essa carta do presidente do TCU é inaceitável e desrespeitosa. Vamos analisar com a nossa assessoria para tomar as providências jurídicas. O TCU é um órgão auxiliar desta Casa e ele desconhece as regras da Casa que ele preside. Ele não está preparado para ser presidente do TCU”, disse o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
De acordo com a Agência Brasil, o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), apresentou requerimento de convocação, que foi aprovado por unanimidade. No dia 17 de junho, o TCU adiou por 30 dias o julgamento das contas de 2014 do gestão da presidenta Dilma Rousseff.
O governo tem até o dia 22 deste mês para explicar pontos questionados pelo TCU, responsável pela análise das contas do Executivo. O ministro Augusto Nardes pediu explicações sobre indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal, por descumprimento das leis de Responsabilidade Fiscal e Orçamentária Anual.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário