Qual sua reação ao ver gato ou cachorro faminto, descuidado, abandonado na rua? Por motivos diversos, entre estes inconveniência ou desinteresse, a maioria normalmente é indiferente. Mas há pessoas que se preocupam com o sofrimento e o abandono de animais, enquanto outras os maltratam ou simplesmente os desprezam.
Em Coité, sensibilizado com o abandono de cães e gatos na cidade, um grupo de amigos criou o Projeto ‘Quatro Patas’, a fim de resgatar esses animais que estão desamparados, trata-los com respaldo de um profissional, e depois deixá-los a disposição para adoção.
Pouco conhecido na cidade, o projeto teve iniciativa de Louise Pinto com o apoio de voluntários e do veterinário Ueliton de Assis Santana, através de uma feira de adoção.
Ela conta como surgiu o ‘Quatro Patas’ e como se procede: “O projeto surgiu da vontade de um grupo de amigos de resgatar animais de rua, há mais ou menos 3 anos. Depois foi organizado um caruru beneficente, e toda renda foi revertida para castração de cadelas e gatas de rua. A princípio, a ideia é resgatar as fêmeas, castrá-las, cuidá-las e depois encaminhá-las para adoção. Mas também fazemos resgate de filhotes e atendimentos de emergência”, ressalta.
Louise explica ainda: “Cada voluntário ajuda de uma forma: um cede espaço, outra organiza evento para arrecadar fundos, outro ajudar a capturar animais abandonados, outro cuida. O que o projeto é hoje, é fruto de participação de todos que abraçaram a ideia, desde o início até agora”, concluiu.
Segundo a modelo e estudante Julyete Figueiredo, (uma das voluntárias) para sustentar o projeto, ultimamente o grupo faz rifas e recebe donativos. “O projeto demanda de mais doações para ampliar e manter o trabalho. Estamos construindo canis para abrigar os animais tratados. Pra isso estamos com uma rifa beneficente. Mas, toda ajuda é bem vinda: ração, medicação, materiais de construção”, afirmou.
Para quem almeja colaborar com o projeto ‘Quatro Patas’ ou adotar animais, pode procurar os voluntários: Louise Pinto, Ueliton de Assis, Jane da Zaruk, Julyete Figueiredo, Jalber Matos, Joelma Martins, Junior Barbosa, Marly de Oliveira, Luana Olivera, ou os pontos de apoio: Rural Livre, Academia Olympo, Zaruk.
Redação CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário