Reparação e Oportunidades: Com este lema a comissão organizadora em prol da criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) conseguiu reunir a sociedade civil e o poder público na manhã desta sexta-feira (6), no auditório do Campus XI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Serrinha.
Estiveram presentes representantes dos quatro territórios envolvidos na criação (Semiárido Nordeste II, Sisal, Bacia do Jacuipe e Litoral Norte Alagoinhas). Autoridades políticas, Reitores das Universidades Públicas Estaduais e Federais da Bahia, além de Parlamentares, professores e diretores de Departamentos da UNEB participaram da ocasião.
O Magnifico Reitor da UNEB José Bites de Carvalho reconheceu e valorizou o projeto e ainda salientou que é preciso discutir mais ainda sobre as demandas de curso, pois a UNEB também tem um papel estratégico nos diversos territórios da Bahia.
Ao final do evento, que durou mais de cinco horas, as autoridades receberam o projeto da Universidade e assinaram um documento se comprometendo com a causa. Elaborado por uma comissão da UFRB, o projeto prevê a instalação de campus nas cidades de Riachão do Jacuípe, Ipirá, Alagoinhas, Esplanada, Serrinha, Santa Luz, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas e Jeremoabo.
De acordo com a comissão mobilizadora, após apresentação, o projeto será encaminhado ao governador da Bahia, Rui Costa, e ao ministro da Educação, Cid Gomes.
Redação Notícias de Santaluz, com informações de Renilson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário