O Clube Atlético Coiteense deu um passo importante para o projeto de profissionalização nesta segunda (2), quando a diretoria se apresentou a imprensa no estádio Diovando Carneiro ”Vandão”, e a um grupo de jogadores entre 15 e 20 anos que almejam vestir a camisa do clube.
Neste momento histórico para o futebol coiteense, estavam presentes, além dos atletas, a secretaria de Educação Cultura e Esporte, Perpétua Sampaio, o presidente da Liga Coiteense, Ednei Mota, os professores das escolinhas de futebol, Lelo Pereira, Zé Preto e Alcimar Bonfim, membros do departamento de esportes Sandro Bel e Valney, os diretores do clube Daniel Santos e Robério Coelho, o treinador Rau, o coordenador técnico José Carlos Queiroz, o presidente executivo Cláudio Carneiro, educadores, desportistas e a imprensa local.
Perpétua, a representante do governo (o prefeito Assis não esteve presente, pois cumpria agenda fora da cidade), disse que a fundação de um clube profissional em Coité abre oportunidades para os jovens: ” é um momento importante para Coité, pois estamos abrindo oportunidades para nossos talentos. Governo que se propõe a cuidar de gente, tem que fazer com que essa gente cresça e desenvolva sua individualidade e assim tenha sucesso na vida. E, além de ser a realização de um sonho, será o primeiro emprego de muitos deles”. ressaltou.
O coiteense Cláudio Carneiro, presidente executivo do CAC, comentou sobre o evento: “hoje, dois de fevereiro, é o nascimento do futebol profissional de Coité. Como disse o prefeito Assis, que Coité já ganhou tudo no amador e agora é a hora de tentar algo maior, que é disputar uma serie B do baiano, e tentar a série A, quem sabe um dia ser campeão. Pra isso temos de contar com todos coiteenses”.
O coiteense e ex jogador profissional, Rau, vai assumir o posto de treinador. “Na apresentação a gente já viu o brilho no olhar da garotada. A gente pede que todos abracem a oportunidade que estão tendo. Primeiro vamos priorizar os atletas de Coité, mas tem muitos jogadores de qualidade na região que virão. Vamos iniciar os treinos nesta quarta (3), para começarmos a formar o time, selecionando os mais qualificados, e depois daremos sequência ao trabalho de profissionalizar estes atletas “, ressaltou.
José Carlos Queiroz, com passagem vitoriosa pelo Bahia campeão brasileiro de 1988, pelo Vitória, Fluminense de Feira, Bahia de Feira, Juazeiro, Flamengo, Cruzeiro, entre outras grandes equipes, será o coordenador técnico do CAC. Queiroz revelou ao CN, o motivo que o levou a se envolver nesse projeto em Coité: “Há mais de 20 anos que trabalho com Cláudio. É um sonho que estamos realizando. Há muitos anos que o projeto vem sendo elaborado, e hoje chegou o dia, como tudo na vida tem seu tempo. Abraçamos o projeto em Conceição do Coité, com apoio de todos, do poder público, da imprensa, da população… pois sozinho nada se faz nesse mundo, principalmente no esporte”, explicou.
Queiroz falou também das metas do CAC, em médio e longo prazo. ” a principio nós vamos formar o time com jogadores abaixo de 20 anos, nascidos em 94, depende da situação, em 95, 96 , 97 , e 98 e disputar amistosos e campeonatos. Queremos disputar o campeonato baiano da segunda divisão, quem sabe jogar a primeira divisão, contra Bahia e Vitória no futuro. Pensamos grandes, fizemos convênios com Grêmio e Internacional de Porto Alegre, e clubes paulistas. Vamos revelar jogadores aqui, sem dúvida. Na região do Sisal tem diamantes que precisam ser explorados. E esses diamantes são os jogadores jovens, talentosos que não tiveram oportunidade. Chegou a hora dessa oportunidade”, completou.
Parceria com a Liga (?) – Segundo o presidente Cláudio Carneiro, a primeira competição do clube seria o intermunicipal, em parceria com Liga Coiteense. Os jogadores do CAC vestiriam a camisa da seleção coiteense. Mas a ideia foi vetada por membros da entidade. “Tentamos uma parceria com a liga, assim como o prefeito Assis que pensa grande, o presidente Ednei Mota concordou, mas infelizmente seus pares não quiseram”, ressaltou.
Estrutura – Conforme informações dos diretores Daniel Santos e Robério Coelho, o clube já conta com um ônibus próprio, adquiriu um carro Gol 2010/2011, pretende adquirir um terreno para construção do CT e o alojamento será no condomínio Brisas, em espaço destinado para atletas. Ainda, segundo informações, por enquanto, os treinos serão no conhecido ‘campo velho’ (localizado do lado do Ginásio de Esportes), já que o estádio local está em reforma do gramado. “A ideia é centralizar a estrutura do clube. Em breve vamos instalar o escritório e estamos providenciando a compra de uma área para o centro de treinamento”, revelou.
O clube pretende implantar um programa de sócio torcedor, inclusive já tem parcerias firmadas para beneficiar os futuros sócios. Daniel disse ainda que haverá sorteio de prêmios em partidas oficiais.
Primeiros Treinos – Segundo o treinador Rau, nesta terça (3) a tarde, a partir das 15h, no campo velho, começam os treinos visando a garimpagem de jogadores, ou seja, a avaliação do rendimento dos atletas entre 15 e 20 anos, que formarão a base e o seleto elenco do clube. Aqueles que não estiverem o rendimento esperado, vão treinar com os professore Lelo, Zé Preto e Alcimar, e podem ser aproveitados após nova ‘peneira’. Depois desta etapa de testes, já com os jogadores selecionados, os treinos serão diários em dois turnos.
Teones Araújo/ Redação CN
3 comentários:
este time ainda existe
este time ainda existe
Sim, existe!
Postar um comentário