O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou nesta sexta-feira (30) que um novo modelo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será posto em consulta pública nas próximas semanas.
Segundo informações da Agência Brasil, o novo formato prevê a criação de um banco digital de questões que permite o agendamento da avaliação, que passaria a ser online.
As perguntas de cada prova seriam definidas por sorteio. “Se a gente tiver, para cada uma das áreas, cerca de 8 mil perguntas, se eu tiver esse banco de dados, ele pode ficar aberto ao público, é uma grande fonte de estudo”, afirmou, durante visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). “Se a pessoa aprender, com base nesse banco de dados, de 8 mil questões, ótimo. Se ela for capaz de decorar [as respostas], sem entender 8 mil quesitos é um gênio e merece uma vaga nas melhores instituições de ensino”, argumenta Gomes.
O ministro ainda defendeu que as questões sorteadas inibem a ocorrência de vazamentos, como ocorrido na última edição, no Piauí. Segundo o titular da pasta, a Polícia Federal descobriu que o tema da redação foi antecipado por smartphones para cerca de 30 pessoas de um grupo montado em uma rede social privada, minutos antes da prova.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário