João Gonçalves Pereira Neto, conhecido como João Neto, 93 anos faleceu na quinta-feira (27) e foi sepultado na manhã de hoje no cemitério Municipal de Barrocas numa cerimônia discreta.
João Neto é um dos ilustres filhos dessa terra, apaixonado por Barrocas e por sua história, lançou em 2007 o livro ‘Barrocas – Uma filha da estrada de ferro’, numa parceria com o também barroquense e não menos apaixonado, Tiago de Assis Batista.
O livro conta detalhes do surgimento do então vilarejo que se tornaria a cidade de Barrocas, desde a chegada da estrada de ferro às terras da Fazenda Espera, a instalação do canteiro de obras que em seguida receberia o nome de barracamento, trata ainda da primeira emancipação política e sua reemancipação. Nas palavras escritas, ‘como diz a apresentação’, “sem pretensão de produzir uma obra literária, João Neto queria apenas resgatar um pouco da história de Barrocas, sua terra amada”.
Na leitura do livro é preciso identificar com facilidade essa paixão, mas ele foi além, apesar da idade e limitações, João Neto passou seus últimos dias de vida respirando o ar barroquense.
Seu João parte mas deixa seu legado, exemplo e uma história que com toda certeza será sempre lembrada e destacada.
@ Nossa Voz
Nenhum comentário:
Postar um comentário