A partir deste domingo, 2 de novembro, o dígito 9 será acrescido a todos os números de celulares nos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima. A medida tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima totalizam 21,4 milhões de celulares. O cronograma da agência prevê que o novo dígito seja incorporado aos telefones celulares de Minas Gerais, Bahia e Sergipe em 11 de outubro de 2015.
A implementação do nono dígito nos celulares dos Estados com DDDs iniciados por 4 – Paraná e Santa Catarina -, 5 – Rio Grande do Sul – e 6 – Centro-Oeste, Rondônia e Acre – ocorrerá em 2016 em data ainda a ser definida.
Tempo de adaptação - As ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas por tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente, haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário