O vaqueiro é um ícone da nossa região, nem sempre tendo seu trabalho reconhecido e valorizado, esses homens arriscam suas vidas na difícil missão de conduzir as boiadas pelas estradas de chão, pior é que nem sempre os animais seguem o caminho definido, foge e se embrenha no mato e aí é que o bom vaqueiro se destaca, enfrentando o que for preciso para buscar o fujão e entregar ao patrão.
Até na hora de se divertir o vaqueiro não tem vida fácil, um dos esportes preferido por eles é a “Pega de Boi no Mato”, evento que é realizado em Barrocas pelo Vaqueiro e Aboiador Miraldo. O aboiador além de amante e organizador é praticante, e destaca no que faz.
No domingo dia 17 a Pega de Boi aconteceu na fazendo do senhor Lando incentivador da prática ele abriu as cancelas da propriedade para os vaqueiros de Barrocas e até de outras cidades fazerem o que amam; Pegar o Boi no mato.
Enfrentando uma vegetação fechada, seca, e cheia de armadilhas, dentre eles os diversos mandacarus que surgem pelo caminho os heróis do sertão cumpriram com sua missão e encorados dos pés a cabeça, com bons cavalos que são verdadeiros companheiro, seguiram na busca dos fujões.
Para ver de perto a coragem e desprendimento dos vaqueiros, algumas pessoas até se arriscam em subir em arvores para acompanhar a competição; “daqui de cima ta bom de mais, só tô vendo a vaqueirama correr na Caatinga”, disse um simpatizante da festa.
O evento reuniu além de um grande público, mais de 60 vaqueiros, que mantêm a tradição nordestina. No final do evento os Vaqueiros se despediram e agradeceram a Deus por mais uma competição com sucesso e muita diversão, eles deixaram certo dia 14 de Abril mais uma Pega de Boi acontecerá em Barrocas, Miraldo agradeceu a todos os competidores e amigos presente no evento.
@ Nossa Voz - Informações e Fotos O Dia News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário