Uma sonda que pertence à Petrobras foi encontrada nessa segunda-feira (21/1) no Jardim Lobato, local onde pela primeira vez se encontrou petróleo no Brasil.
A localização da sonda aconteceu quando a dona de casa Tereza Barbosa começou a preparar o terreno do quintal para aumentar a casa. Provavelmente é uma das sete sondas que foram colocadas no final da década de 30, quando o petróleo começou a jorrar no Lobato.
Técnicos da Petrobras já estiveram no local. Os moradores aproveitaram o achado para fazer uma manifestação com o objetivo de chamar a atenção para os problemas do bairro do subúrbio ferroviário.
Segundo a presidente da Cooperativa Múltipla do Bairro Ouro Negro, Adélia Lima, petróleo é sinônimo de riqueza no mundo, mas não em Lobato, bairro da periferia, esquecido pelas autoridades.Nele, 1.500 moradores convivem com saneamento precário, desemprego, pobreza, falta de área de lazer entre outros problemas.
No entanto, foi ali que se descobriu o primeiro poço de petróleo do país. O local considerado o marco zero da descoberta de petróleo no Brasil – batizado em homenagem a Francisco Rodrigues Lobato, proprietário da fazenda onde foi descoberto o poço – tornou-se uma comunidade pobre, com taxa de criminalidade elevada. Leia mais AQUI.
Do Blog Ferraz e o Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário