O Correio fechou o ano de 2012, com uma média de 62.070 exemplares diários vendidos, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC). No ranking nacional, o Correio está no 16º lugar, à frente de jornais como Valor Econômico e Correio Braziliense.
O jornal da Rede Bahia é também o líder em circulação do Nordeste, à frente do pernambucano Jornal do Commercio (24º no ranking nacional, com 41.239 exemplares diários) e do seu principal concorrente na Bahia, A Tarde (26º, com 40.019 de média). No ano de 2012, o Correio manteve sua trajetória de crescimento que vem desde 2008, quando o jornal passou por uma reforma editorial e gráfica.
Pelos números do IVC, órgão responsável pela auditoria de publicações impressas no Brasil, os jornais brasileiros tiveram crescimento médio de 1,8% na circulação em 2012. O aumento deve-se, principalmente, ao avanço das edições digitais das publicações, que tiveram alta de 128% na comparação entre 2012 com 2011. O levantamento é feito com base em toda a circulação paga auditada pelo instituto.
Foi a edição digital a responsável pela circulação maior da Folha de S.Paulo, que fechou o ano passado em primeiro lugar no ranking, com circulação média de 297.650 contra 296.779 do SuperNotícia, de Belo Horizonte, que não tem circulação digital. O terceiro lugar ficou com o carioca O Globo, com média de 277.876 exemplares.
A média diária de circulação brasileira foi de 4.520.820 exemplares, novo recorde histórico para a entidade. De acordo com o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, os jornais acompanharam o cenário econômico. “O crescimento ficou abaixo dos anos anteriores, de acordo com o PIB.
“Contudo, isso não aconteceu por conta da queda no consumo e sim pela redução no investimento”, destacou. Os dados mostram também que jornais com preço entre R$ 1 e R$ 2 cresceram 2,4% e os diários até R$ 0,99 cresceram 1,8% e os títulos com preço de capa acima de R$ 2 avançaram 1,2%.
Do Portal Interior da Bahia
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