O Futebol Finance, site português especializado na divulgação de informação relacionada com a economia e as finanças do futebol, realizou uma pesquisa sobre o valor da marca dos clubes brasileiros.
No estudo foram utilizadas 18 variáveis com base em dados financeiros, análises do perfil geográfico, econômico e social dos torcedores e dos seus hábitos de consumo, informações de marketing e dados econômicos e sociais do mercado brasileiro.
Relativamente aos dados financeiros, não são consideradas as receitas com transferências de atletas baseando-se a análise apenas em receitas de marketing, estádio, associados e media geradas entre 2003 e 2011.
A marca do Bahia aparece na 15ª posição, sendo a melhor posição de um clube do Norte Nordeste. A do Vitória vem logo em seguida, no 16ª lugar.
Os clubes que registraram o maior crescimento em termos percentuais entre 2011 e 2012 foram o Vasco da Gama, o Bahia, o Coritiba e o Santos
No ranking, a marca do Bahia subiu 2 posições, saindo dos R$ 40,8 milhões em 2011 para R$ 55 milhões, em 2012. A do Vitória perdeu uma posição, embora tenha crescido de R$ 39,3 milhões para R$ 42,3 milhões.
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário