Neste sábado (30), o Clube Lyra 8 de Setembro ficou pequeno para receber a chapa oposicionista Tânia Matos x Dr Francisco, que irá disputar as eleições de Riachão do Jacuipe neste ano.
Uma aliança formada por PDT, PT, PV, PMDB, DEM, PSDB, PTB, PR, PPS, PTC, PRP e PSC irá dar raspado à chapa, que, além da forte representatividade nos palanques, trará um efeito significativo no horário eleitoral, que começa no inicio de agosto.
Em seu discurso, já próximo da meia noite e antecedido por um forte foguetório, Tania falou de sua trajetória politica e relembrou as conversas com membros do PT, que culminaram na aliança e formação da chapa. “Agradeço a vocês todos do PT que entenderam que deveríamos estar unidos em torno de uma luta que não é minha, é do povo e de todos aqueles que pensam em um Riachão mais feliz”, disse Tania Matos.
Tânia também fez um agradecimento especial a Dr. José Ferreira Filho (Ferreirinha), que retirou sua candidatura para lhe apoiar. “Eu lhe agradeço pelo gesto tão grande e espero contar sempre com a sua colaboração durante a nossa campanha”, disse, repetindo o gesto para o empresário Catarino Rios. “O senhor foi muito importante nesse processo e nem preciso dizer o quanto lhe considero”, acrescentou.
Sobre a cidade, Tânia criticou a situação das estradas e da educação, prometendo lutar pela vinda de um curso superior e uma escola de nível técnico para Riachão, proposta defendida por vários oradores, principalmente Val de Nena. “Nós vamos lutar por um curso superior para cá, porque uma cidade que tem tantos jovens estudando fora não pode ficar numa situação como essa que está aí”, pontuou.
Tânia prometeu também dar uma atenção especial aos professores municipais, notadamente sobre a qualificação, e lembrou a situação de decadência em que se encontra o Hospital Municipal.
Dr Francisco
Indicado pelo PT como vice na chapa de Tânia, Dr. Francisco Tadeu também fez uma rápida trajetória da sua vida e mostrou entrosamento na chapa. “Muitas vezes quando a gente passa a conhecer uma pessoa de perto se surpreende. Confesso, Dona Tânia, que estou cada vez mais surpreso com a senhora, que tem uma visão que vai ajudar muito a nossa cidade”, declarou.
Dr. Francisco também falou sobre projetos para a cidade e criticou o governo municipal, “que pouco tem ajudado para eliminar os problemas da seca que assola o município, uma das maiores dos últimos 32 anos”.
Aliança
A aliança com o PT foi o principal mote da noite, principalmente pela presença expressiva de suas lideranças. Além da presidente do diretório municipal, Mara, falaram também Mateus Martins, o engenheiro Assis Souza, e diversos pré-candidatos à Câmara Municipal, como Adelmo e Luiz.
Mas o discurso do juiz aposentado Dr. José Ferreira Filho (Ferreirinha) foi praticamente o mais esperado da noite. Principal responsável pelas articulações que culminaram na aliança do PDT e outros partidos com o PT, após ter renunciado à sua pré-candidatura, Ferreirinha explicou porque abandonou a idéia e decidiu apoiar Tânia Matos.
“Em janeiro nós (da oposição) nos reunimos, e naquela oportunidade eu disse que poderia ser candidato, mas só levaria adiante se sentisse que poderia derrotar este governo que está aí. Depois, fazendo uma leitura da voz das ruas, decidimos que o melhor caminho era retirar o nosso nome e apoiar Tânia Matos, que tinha uma maior consistência junto aos eleitores”, explicou.
Palanque forte
Além do PT, o palanque da coligação “Por um Riachão Mais Feliz” estava repleto de lideranças e pré-candidatos à Câmara Municipal. Com foco nas contas públicas, o Dr. Josemar Carneiro chamou a atenção dos presentes, criticando a inconsistência dos números nas contas da Prefeitura Municipal e a onda de nepotismo que proliferou durante o atual governo.
“Todos nós precisamos participar e fiscalizar para por um fim nessa situação que está aí. Estou aqui, D. Tânia, porque quando a senhora aceita o desafio de comandar uma ampla aliança como essa é porque está preparada e teve a confiança de todos. De minha parte, assim com dou o meu apoio, também me sentirei á vontade para criticar, quando achar que devo criticar”, observou Josemar.
Antes de Dr. Josemar, falaram também o ex-vereador Mundinho OK e o empresário Val de Nena, que quase roubou a cena com um discurso longo, mas que chamou a atenção de todos pela forma descontraída como ele se expressou.
Durante a solenidade falaram também dezenas de pré-candidatos à Câmara Municipal, o presidente do PSB e ex-vice-prefeito Borgeu, o jornalista e presidente do PDT, Evandro Matos, o ex-vereador Teodomiro Paulo (PCdoB), Milton da Rodoviária, o engenheiro Assis Souza, Armando Nolasco, entre outros.
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário