Senhor do Bonfim terá, na próxima sexta-feira (13), um importante evento de mobilização da sociedade para a prevenção e o controle da dengue. Trata-se do Faxinaço Modelo no bairro Pêra. O ponto de encontro será no pátio da Igreja Católica.
Técnicos, equipes de saúde do município, articuladores da Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, representantes de instituições públicas e privadas e moradores participarão do faxinaço.
O evento faz parte do Projeto de Mobilização que vem sendo promovido pela Secretaria da Saúde do Município, em parceria com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB e a Fundação Luís Eduardo Magalhães - FLEM.
A ação envolve recolhimento de lixo, pneus e entulho, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do mosquito, eliminação dos criadouros e tratamento, panfletagem e caminhada, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
Mobilização na rede
Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e a troca de idéias entre os envolvidos, o projeto conta com o Sistema de Informação da Mobilização Social (SISMOB), um software disponibilizado pela SESAB e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho.
Além da divulgação das ações no sistema, os sites bahiacontraadengue.com.br e Facebook também concentram informações sobre o a Mobilização. Na Bahia, participam os municípios de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Salvador e Teixeira de Freitas.
Outras ações da Mobilização
Outras atividades desenvolvidas pelo Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia incluem assinatura de termo de adesão dos gestores municipais, capacitação dos coordenadores municipais, seminário de sensibilização dos parceiros, fóruns para definição dos articuladores, onde pessoas voluntárias da comunidade passaram a integrar o projeto, constituição do grupo de trabalho dos articuladores, oficinas de capacitação dos articuladores, construção do plano de ação para mobilização dos bairros, e enfim, a execução do plano.
Contatos para entrevista: José Rodriguez – 9116-7395
Nenhum comentário:
Postar um comentário