Há um ano e 10 meses o Ginásio de Esporte de Riachão do Jacuípe encontra-se fechado.
As pessoas que davam vida ao espaço estão impedidas de frequentar o local, pois, no dia 09 de março de 2009, a Promotora de Justiça Maria Augusta Santos de Carvalho solicitou ao prefeito Lauro Falcão- o responsável pela manutenção do ginásio, a inativação do local.
Motivos
As razões para a interrupação foram às inadequadas condições do espaço que precisava de reformas urgentes. O Governador Jacques Wagner concedeu a atual administração à custódia do Ginásio e caberia ao prefeito Lauro Falcão realizar a manutenção do espaço, o que não aconteceu e a Administração Municipal deixou o ginásio sem condições de uso. Assim, ao receber uma ordem da Promotoria, o gestor cumpriu o que determinou a justiça, e deste ato em diante, deixou o Ginásio inutilizado e agiu como se tivesse solucionado o problema.
Utilidade
No passado, o Ginásio dava vida às atividades esportivas e trazia grande efervescência e mobilização da juventude jacuipense através de campeonatos de bairros, intercolegiais, realização de educação física das escolas e até mesmo manifestações culturais. Para o ex-frequentador do espaço, Joel Guimarães, além de fazer falta para atividades para as cotidianas atividades esportivas, a recuperação do local seria útil para retirar os jovens jacuipenses do uso de drogas.
A mesma opinião tem o Conselheiro Tutelar Samuel Santana. “É necessário o Estado ou o Governo Público Municipal assumir a paternidade deste problema, o que não pode acontecer é pré-adolescentes usarem o ginásio um espaço para o consumo de drogas”, comentou.
Alternativas
Atualmente a Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB se tornou grande centro de concentração dos jacuipenses que precisam apelar e superlotar o local para realizar atividades esportivas. Os rudimentares campinhos de futebol também é uma alternativa.
Mas o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer Gilberto Oliveira está empenhado para resolver o problema, segundo ele, um engenheiro enviado pela SUDESB-Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia- esteve no município final de novembro e o mesmo avaliou as demandas necessárias para reabertura do ginásio.
Gilberto afirmou ainda que um projetista será enviado pela SUDESB e, após a elaboração do laudo, as obras serão iniciadas, mas o Secretário não citou a data e se mostrou à disposição aos microfones da Baiana FM.
Fotos e textos: Patrícia Roma (Blog do Agenor Filho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário