O Ministério da Saúde identificou quatro pacientes de Boa Vista, capital de Roraima, contaminados pela dengue tipo 4.
De acordo com o Ministério, o vírus DEN-4 ficou 28 anos sem circular no Brasil, mas os outros três sorotipos virais (1, 2 e 3) estão presentes em todo o país.
Os sintomas e tratamento para as quatro variações de dengue são os mesmos, mas a presença do DEN-4 aumenta a possibilidade de uma pessoa ser infectada novamente, evoluindo para a dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença.
Preocupada com a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha está intensificando as ações de controle e prevenção ao mosquito e pede a toda população que também redobre os cuidados para evitarmos os casos de dengue no município.
Equipes de mobilização estarão visitando os domicílios, escolas e identificando os pontos mais críticos da cidade para o combate ao mosquito. Se você é dono de terreno ou possui imóvel fechado, a Secretaria solicita que verifique se há algum foco da doença para que a equipe possa eliminá-lo.
A Prefeitura de Serrinha tem promovido grandes investimentos na área de endemias. Foram distribuídas mais de 5 mil capas de proteção para tanques, realizadas diversas ações de conscientização para a população; contratação e formação técnica para agentes de endemias do município e etc.
Por Clériston Silva, com informações da Ascom/Serrinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário