Prefeitura de Serrinha

Prefeitura de Serrinha

Assista aos jogos no canal MSi TV

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Pedra âmbar avaliada em R$ 5,6 milhões era usada por idosa para segurar a porta durante anos na Romênia

Uma das maiores pepitas de âmbar já encontradas na Europa, foi usada durante anos como um peso de porta por uma idosa na Romênia. A pedra preciosa de 3,5 kg foi encontrada pela senhora no leito de um riacho no sudeste do país e, anos após seu falecimento, foi avaliada em U$ 1 milhão, o equivalente à cerca de R$ 5,6 milhões.

 

A informações, divulgadas pelo jornal espanhol El País, indicam que mesmo quando a casa foi invadida por ladrões, eles não perceberam a preciosidade da pedra. O âmbar é resina de árvore de milhões de anos atrás. Com o tempo, essa substância altamente viscosa se fossiliza, transformando-se em um material duro, de tonalidade quente, e é reconhecida como uma pedra preciosa.

 

A vila de Colti na Romênia, onde a senhora morava, é reconhecida por possuir pedaços de âmbar em seus arredores, em depósitos de arenito nas margens do rio Buz?u, onde a extração ocorre desde 1920.

 

Após a morte da mulher, em 1991, o parente que herdou sua casa passou a suspeitar que o batente de porta pudesse valer mais do que aparentava. Ao descobrir o que realmente tinha em mãos, ele vendeu o âmbar para o Estado romeno, que então encaminhou a peça para ser avaliada por especialistas do Museu de História de Cracóvia, na Polônia.

 

Segundo esses especialistas, o âmbar negociado pelo herdeiro da idosa tem entre 38 e 70 milhões de anos. Classificada como tesouro nacional da Romênia, a pepita está em exibição no Museu Provincial de Buz?u, no mesmo condado onde foi encontrada, desde de 2022.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação / Buz?u County Museum



Nenhum comentário: