A Polícia Civil apreendeu 522 espadas juninas clandestinas em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, na segunda-feira (10), após investigações apontarem que os artefatos, prontos para serem vendidos, estavam armazenados em uma residência na cidade.
De acordo com a polícia, a ação foi autorizada pela Justiça por meio de um mandado de busca e apreensão. Além das espadas, os policiais também encontraram e resgataram seis pássaros silvestres mantidos ilegalmente no local. Um homem foi preso em flagrante.
Todo o material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Cruz das Almas.
A prática da guerra de espadas é proibida com base no Estatuto do Desarmamento. Além disso, a legislação baiana estabelece que fabricar, possuir e soltar espadas juninas é crime, com penas que podem chegar a seis anos de prisão. A medida visa garantir a segurança da população e prevenir acidentes graves, comuns durante o período de festas juninas.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário