A Justiça revogou nesta segunda-feira (22) a liminar que mantinha José Antônio Pinto Pereira da Silva, conhecido como Totonho, na presidência da Liga Desportiva Luzense (LDL). A decisão, do juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior, que cabe recurso, determina o afastamento imediato de Totonho do cargo e a posse de Marcone dos Reis Santos, ex-diretor de arbitragem da entidade, para um mandato tampão até 22 de janeiro de 2025, ou até que haja nova deliberação da assembleia da Liga ou decisão judicial em contrário.
Totonho havia conseguido uma liminar no fim do ano passado que o reintegrou ao cargo após um processo de destituição pelo conselho fiscal da Liga. Na época, o juiz determinou a suspensão da ata da assembleia de destituição e a reintegração de Totonho para completar seu mandato de quatro anos, que se encerraria em 22 de janeiro de 2024. No entanto, três meses após o fim do mandato, Totonho ainda permanecia no cargo. À Justiça, ele alegou que houve um erro na ata da assembleia que o elegeu e que o seu mandato deveria terminar em janeiro de 2025.
“A Justiça entendeu agora que Totonho já tinha conhecimento do possível erro na ata da assembleia que o elegeu quanto à data de término do mandato, antes mesmo da concessão da liminar, porém esse fato nunca foi trazido ao processo em sede de petição inicial ou nas diversas petições intermediárias protocoladas por ele”, explicou o advogado Henre Evangelista Alves Hermelino, representante da Liga Desportiva Luzense.
Além disso, o juiz considerou que a situação da ata foi regularizada após a concessão da liminar e com Totonho já reconduzido ao cargo. “Após o deferimento da liminar, já tendo se utilizado do argumento fático da urgência, o Autor, já reconduzido ao cargo de presidente da associação, se dirigiu ao cartório para realizar a retificação do alegado erro material”, destacou o magistrado. “Ora, sendo em 22/01/2025 o término do mandato do Autor, deixa de existir a alegada urgência para concessão da medida”, completou.
Polêmica e desistência do Intermunicipal
Totonho esteve no centro de uma polêmica na semana passada ao anunciar a desistência da seleção de Santaluz da disputa do Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal deste ano. A decisão pegou a todos de surpresa, já que a LDL estava se preparando para a competição com a contratação de diversos jogadores.
Fontes ouvidas pela reportagem indicaram que a desistência poderia estar relacionada a uma possível interferência da secretaria de Esportes do município na gestão da LDL. Totonho teria sido isolado pelo grupo político que governa a cidade e a desistência do Intermunicipal seria consequência disso.
Com a posse de Marcone dos Reis Santos, ligado ao grupo político que governa a cidade, a expectativa é que a situação seja apaziguada e a seleção luzense dispute o Intermunicipal.
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com Totonho.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário