Uma pesquisa publicada na revista científica Climateric mostrou que as mulheres brasileiras entram na menopausa quando têm, em média, 48 anos de idade. O estudo indicou também que o início da transição e a irregularidade menstrual se iniciam em média aos 46 anos de idade nas brasileiras.
De acordo com o levantamento, via Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, 73,1% das mulheres do Brasil sentem e reclamam forte calor no período entre a pré-menopausa e a menopausa e 78,4%, na pós-menopausa. O trabalho científico realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Pavia, na Itália, entrevistou ao todo 1,5 mil mulheres, com idades entre 45 e 65 anos.
“Os estudos feitos exclusivamente com a nossa população nos ajudam a saber como são as mulheres brasileiras e como precisamos agir diante das situações clínicas que vão aparecendo. Eles também são essenciais para a criação de estratégias de saúde de enfrentamento dos problemas no climatério. Os sintomas da menopausa afligem mais de 70% das mulheres e podem ser amenizados”, explicou Rogério Bonassi, um dos autores do estudo, professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí e presidente da Sociedade Brasileira do Climatério (Sobrac).
O levantamento apontou também que mesmo enfrentando e sofrendo os problemas decorrentes da menopausa, somente 52% das mulheres realizam algum tipo de tratamento. Brasileiras de classes sociais mais altas foram as que mais buscaram atendimentos para tratar a questão.
Das que se tratam, apenas 22% fazem a terapia de reposição hormonal. As outras procuram outras opções, como uso de antidepressivos e terapias alternativas, além de praticarem ioga e acupuntura.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução Freepik
Nenhum comentário:
Postar um comentário