Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quinta-feira (21/12) a lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o país. A data, que já era considerada feriado em seis estados brasileiros, será celebrada em 20 de novembro, em referência ao dia em que morreu o líder do Quilombo dos Palmares.
Em nota, o Planalto informou que, com a sanção, “esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira”.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 29 de novembro. Na ocasião, a relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado.
“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse.
O texto será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22/12).
Do Portal Ailton Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário