Um grupo de garimpeiros de Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Quijingue e Santaluz, na região sisaleira, protestaram nesta quinta-feira (1°). Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, os moradores reclamaram da operação da Polícia Federal (PF) que resultou na destruição de máquinas e equipamentos usados pelo grupo (saiba mais aqui).
Os manifestantes fizeram um protesto em frente aos portões da Equinox Gold Mineração Santa Luz. Já por volta das 21h, um pequeno grupo acendeu o fogo no meio da estrada e a expectativa é que durante a madrugada mais de dez ônibus e outros veículos cheguem para concentração em frente a Equinox. O grupo pretende sair somente depois de um acordo com autoridades.
Na terça, durante a Operação Velho Ouro, a PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão contra o garimpo ilegal nas cidades de Cansanção e Monte Santo. A ação combate um grupo de garimpeiros que usava explosivos e mercúrio – substância considerada altamente tóxica – para extrair ouro na zona rural dos dois municípios.
Ainda segundo a PF, os garimpeiros tinham por costume comprar, arrendar ou invadir a terra onde havia indício de ouro e depois passavam a extrair ilegalmente o minério. Na investigação, os agentes descobriram que os acusados faziam acordos entre si.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário