O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP), aplicado pela primeira vez nos festejos juninos em Salvador e em teste nas comemorações em 11 cidades do interior do estado, já resultou na captura de três foragidos da Justiça, entre a quarta-feira (23) e a madrugada desta quinta-feira (24), em Jequié, Porto Seguro e Salvador.
Na capital, câmeras do Reconhecimento instaladas no Parque de Exposições auxiliaram na prisão do primeiro foragido da Justiça.
Guarnições da Operação Gemeos prenderam o criminoso, às 15h48, na região do Parque, na Avenida Paralela, no momento que ele estava parado próximo a um veículo, junto com mais três homens. Depois de ser abordado, as equipes constataram, na averiguação de documentos, que ele possuía mandados por roubo e associação criminosa.
A ferramenta, também instalada nas festas de São João da cidade de Jequié, flagrou na madrugada desta sexta-feira (24), outro foragido da Justiça. O homem procurado por homicídio foi localizado no circuito do evento, com a ajuda do aparato da SSP, por volta das 2 horas.
Depois de receber o alerta de 90% de similaridade, o Centro Integrado de Comunicações Cicom acionou uma equipe do 19º Batalhão da PM. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Jequié que, em seguida, confirmou a validade do mandado com a Polinter.
Na noite de quarta-feira (22), a tecnologia também auxiliou na localização de um homem procurado pela mesma prática criminosa. Outros cinco foram capturados, na última semana, no período de 72h, também com o suporte da tecnologia.
Com essas prisões a ferramenta atingiu a marca de 268 capturados desde o lançamento em 2018.
Além de contar com o aparato tecnológico - que pela primeira vez está sendo aplicado nos festejos juninos -, mais de 28 mil policiais e bombeiros têm atuado no São João 2022. Para o esquema de segurança, que vai até o domingo (26), e segue entre os dias 30 de junho a 2 de Julho, foram investidos mais de R$ 9 milhões com emprego de efetivo e estrutura.
Além da utilização do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que realiza o monitoramento das festas 24h, existem ainda as revistas nos pontos que sediam comemorações, para evitar a entrada de materiais ilícitos, como armas e drogas.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário