Poderá ser vista a olho nu, na madrugada de hoje (22), a chuva de meteoros Lírida (ou Lyrids). O fenômeno astrológico pode ser visto da terra sempre entre os dias 15 a 29 de abril, quando o o globo passa pela região do espaço que serviu de rota para o Cometa Tatcher. No Brasil, as melhores regiões para se observar o fenômeno são o norte e o nordeste.
De acordo com o Observatório Nacional, até 18 meteoros por hora poderão ser vistos nas condições ideais: céu limpo e local pouco iluminado. O melhor horário para a visualização será a partir da 1h (horário de Brasília), quando os meteoros estiverem numa boa altura em relação ao horizonte.
Segundo a Agência Brasil, neste ano, o fenômeno coincidiu com o início da lua minguante, o que dificultará a observação dos meteoros menos brilhantes porque a lua estará com 67% de luminosidade.
Para enxergar a chuva de meteoros, o Observatório Nacional orienta que o observador esteja em local de baixa poluição luminosa e olhe na direção norte. Para facilitar o reconhecimento dos pontos cardeais, o observador que não tiver uma bússola deverá estender o braço direito para o local onde o Sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o Sol se põe (o oeste). Dessa forma, ele estará de frente para o norte.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário