Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

FBF divulga tabela do Baianão, que começará no dia 15 de janeiro; confira

FBF divulga tabela do Baianão, que começará no dia 15 de janeiro; confira
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta quinta-feira (14), a tabela da Série A do Campeonato Baiano de 2022. A competição será iniciada no dia 15 de janeiro, e não no dia 19, como estava programado desde a reunião do Conselho Arbitral (lembre aqui). O jogo de ida da final será em 30 de março, enquanto a volta está marcada para 3 de abril. 

 

Os primeiros jogos serão Bahia de Feira x Bahia e Atlético de Alagoinhas x Vitória da Conquista, ambos no dia 15. Já no dia 16 se enfrentam Vitória e Juazeirense, Jacuipense e Doce Mel e Unirb x Barcelona de Ilhéus (confira a tabela completa aqui).

 

A semifinal começará no dia 23 ou 24 de fevereiro, e terminará em 26 ou 27 de fevereiro. 

 

Ao todo, dez clubes participarão da competição. A novidade para 2022 é o rebaixamento de duas equipes para a Série B, ao invés de uma, como acontece desde 2017. 

 

Para que isso aconteça, no entanto, foi estabelecida a necessidade de que a Série B do próximo ano seja disputada com, no mínimo, dez clubes. 

 

Segundo a FBF, "caso a competição venha a ser disputada por número inferior a dez equipes, independentemente do número inicial de inscritos, apenas a equipe que ficar em último lugar na fase de classificação da Série A será rebaixada. Da mesma forma, apenas o campeão da Série B ascenderá à elite do estadual".

 

Outra novidade diz respeito às transmissões de jogos pela TVE, emissora detentora dos direitos da competição. O diretor Flávio Gonçalves anunciou que tentará transmitir 48 jogos em TV aberta, o que garantiria o maior número de transmissões da história da competição. Em 2021, foram 27 jogos transmitidos.

 

Além disso, a FBF arcará com os custos de arbitragem de todos os jogos da fase de classificação do campeonato. Mais uma medida para reduzir os custos dos participantes, que poderão investir em suas equipes.

 

A Série A do Baianão 2022 dará vagas na Copa do Brasil de 2023 ao campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste 2023, terá direito à primeira vaga o campeão baiano.

 

A segunda vaga na competição regional será do clube mais bem posicionado  no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os presentes na primeira e segunda vagas.

 

Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga da Copa do Nordeste será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

 

Já para a Série D do Brasileirão 2023, terão direito às duas vagas as equipes melhores colocadas do Baianão 2022, desde que não sejam integrantes das outras séries do campeonato nacional. Ficará reservada, ainda, uma terceira vaga na Série D para a equipe campeã da competição que a FBF realizar no segundo semestre de 2022, com cinco clubes da Série A e cinco da Série B.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra / Nuno Krause

Nenhum comentário: