O preço do ovo branco no atacado está batendo recorde em algumas das principais regiões produtoras de São Paulo, estado de onde vem um terço do alimento, mostra levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
As cotações são puxadas pelo aumento do custo da ração e por uma maior procura do consumidor, diante da alta do preço da carne. Com o avanço nas granjas, os preços podem subir também nos supermercados nos próximos dias, segundo especialistas.
No Brasil, o preço do ovo para o consumidor avançou 16% em 12 meses até setembro. Tradicional alternativa de proteína quando os preços das carnes sobem, o alimento já não tem sido uma opção para muitos brasileiros.
Com o empobrecimento da população, muitos estão recorrendo até mesmo a ossos de carnes, que também subiram de preço, assim como os cortes nobres. “A tendência é fazer esses repasses […] E, apesar de ter sido uma alta nominal, como a renda está fragilizada, qualquer aumento já é sentido pelo consumidor”, afirma a analista de mercado de ovos do Cepea, Juliana Ferraz.
Do Portal NS, com informações do g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário