Cerca de 20 mil toneladas de trilhos que serão destinados à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no trecho II, com extensão até a cidade de Barreiras, na Bacia do Rio Grande, chegaram no porto de Salvador nesta quinta-feira (14). Uma nova remessa dos trilhos do tipo UIC 60 de fabricação chinesa devem desembarcar no estado no próximo mês.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a distribuição dos trilhos deverá ser feita prioritariamente entre os lotes mais avançados da FIOL. A expectativa é de a ferrovia seja utilizada para escoar a produção de minério de ferro extraído na região de Caetité, no Sertão produtivo, e a produção de grãos e de minério do oeste da Bahia pelo Porto Sul (veja aqui), complexo portuário em Ilhéus.
“A forma como aceleramos esse processo, pelo investimento cruzado, foi inédita. Uma compra tradicional atrasaria a obra em alguns meses. Ganhamos em prazo, flexibilidade e custos”, comemorou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Conforme divulgou o Ministério, a remessa de trilhos é parte das obrigações de investimento assumidas pela Vale na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). O acordo, firmado em dezembro de 2020 entre a Vale, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Valec, também inclui a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário