As empresas listadas no Ibovespa, principal indicador da Bolsa de valores brasileira, perderam R$ 669,7 bilhões em valor de mercado em três meses – entre o dia 7 de junho e 9 de setembro – segundo levantamento realizado pela Economática, plataforma de informações financeiras.
Depois de atingir recorde no dia 7 de junho, aos 130.776 pontos, principal indicador da B3, despencou mais de 11% de lá para cá e voltou ao patamar de 115.000 pontos.
Segundo analistas, uma das principais razões é o aumento da taxa Selic diante da disparada da inflação, fenômeno que guarda relação com o aumento do risco fiscal.
A taxa básica de juros começou 2021 em 2% ao ano, já subiu para 5,25% e a expectativa é de que chegue perto de 7,50% ao final de 2021. Especialistas, inclusive, já começam a prever o retorno da Selic de dois dígitos.
Entre os vilões da inflação e da perda de confiança de investidores da bolsa, estão a crise hídrica, que encarece a conta de luz, e as tensões políticas e fiscais, que impactam o câmbio. A alta do dólar deixa os importados e combustíveis mais caros.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário