No ano de 2005 aconteceu uma fatalidade na localidade conhecida como Sucupira na BA 411, rodovia que liga Serrinha a Barrocas, quando uma criança de apenas 5 anos de idade morreu vítima de atropelamento.
A partir desta data, os pais da menina e os demais moradores desta comunidade e também da Jaqueira, outra localidade vizinha tem cobrado a colocação de dois ou três redutores de velocidade (quebra-molas), mas até a presente data isso não aconteceu.
Outros acidentes tem acontecido, especialmente, a perda do controle da direção de carros e motos, inclusive, com mortes e até engavetamentos. Mais umas 6 pessoas morreram por atropelamentos, um veículo passou por cima de duas crianças que estavam no acostamento da via e por sorte não morreram. Aconteceram colisões, inclusive com animais, e perdas de controles de direção.
Parada na Jaqueira, observando o trânsito, a nossa reportagem pode perceber como os veículos passam em alta velocidade. Por exemplo, um caminhão caçamba passou com uma velocidade tão alta que se perdesse o controle na curva entre as duas localidades, possivelmente atingiria casas e causaria um grande desastre.
Será necessário colocar, no mínimo, um redutor na Sucupira e outro na Jaqueira para evitar que os veículos ganhem velocidade neste trecho e possam vir a ceifar outras vidas.
Em conversas com moradores da Jaqueira, eles relatam que para atravessar com animais da roça de um lado da rodovia para o outro é a maior dificuldade, porque como o grande movimento e sem os redutores não dá tempo passar para evitar um grave acidente.
É preciso que o órgão do governo do estado da Bahia responsável pelas estradas e rodagens, no caso Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), seja acionado para fazer este serviço que venha beneficiar estas comunidades. Antes era o Derba, mas na nova estruturação do governo em 2015 houve mudança para a Seinfra.
Esta semana foi feito um abaixo-assinado fazendo a solicitação junto à Seinfra. O documento foi entregue ao Senador da República Otto Alencar através da candidata a vereadora Jaqueline da Rádio que se comprometeu a resolver esta situação o mais rápido possível e atender este anseio das comunidades.
Por Cival Anjos/Fotos e vídeo: Nildo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário