Dois estudos liderados por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), divulgados em fevereiro, apontam que quem se cura da dengue tem chances de se tornar imune à zika e quem escapa da zika pode adquirir também imunidade à dengue. Mas os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos para comprovar definitivamente a hipótese.
De acordo com o G1, um dos artigos foi publicado na Science, que é uma revista científica internacional, sob o título “Impact of preexisting dengue immunity on Zika virus emergence in a dengue endemic region” (em tradução livre, Impacto da imunidade pré-existente à dengue na emergência do vírus zika numa região endêmica de dengue).
Conforme a instituição, os estudos foram baseados em evidências a partir de coletas realizadas coletadas no bairro do Pau da Lima, na periferia de Salvador, foco do surto de zika registrado em 2015, e fazem parte do conjunto de pesquisas lideradas pela Ufba e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA). Zika e dengue são arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, ambas provocadas por vírus “primos”, do tipo flavivirus.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário