Foto: Reprodução / Poder360
Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) estão empatados numericamente em uma eventual disputa de segundo turno. De acordo com uma nova pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (1°), os dois aparecem com 42% das intenções de voto.
Em relação à última pesquisa, do dia 26 de setembro, Bolsonaro subiu quatro pontos e Haddad ficou estagnado, se for considerada a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. No último final de semana, o candidato do PSL recebeu uma forte exposição na mídia após campanhas a favor e contra a sua candidatura tomarem conta das ruas brasileiras.
Nas simulações feitas pelo Ibope, Ciro Gomes (PDT) é o único candidato que venceria Bolsonaro fora da margem de erro. O pedetista tem 45% das intenções de voto em um cenário com o capitão da reserva, oscilação positiva de um ponto porcentual em relação à pesquisa anterior. Bolsonaro teria 35% dos votos, mesmo índice encontrado no levantamento do dia 26 de setembro. Brancos e nulos somaram 13%; outros 3% não responderam ou preferiram não opinar.
A candidata Marina Silva (Rede) é a única que perde para Bolsonaro no segundo turno, inclusive fora da margem de erro. Neste cenário, o presidenciável do PSL aparece com 43%, contra 38% da ex-senadora. Bolsonaro subiu três pontos em comparação com a pesquisa anterior, quando empatava tecnicamente com Marina (40% x 38% para ele). Aqui, brancos e nulos somam 17%, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 208 municípios, entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR–08650/2018.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário