Em mais um levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado como o preferido pelos brasileiros para assumir a Presidência da República em 2018. O petista registra 25,8% das intenções de voto.
Na sequência vem o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), que se mantém na segunda posição com 18,7% das intenções. Os eleitores que não votariam em nenhum candidato indicado na pesquisa representam 15,7% dos 2.020 eleitores entrevistados em todo o Brasil.
O instituto ouviu eleitores com idade igual ou superior a 16 anos, de 24 a 27 de julho. Com grau de confiança em 95% e margem de erro de 2%, a pesquisa mostrou que 12,3% dos eleitores votariam em João Doria (PSDB); 8,7% votariam no ex-ministro Joaquim Barbosa; 7,1% em Marina Silva (Rede); 4,5% em Ciro Gomes (PDT); 3,9% dos eleitores não souberam responder; e 3,5% votariam em Álvaro Dias (PV).
Conservador, Bolsonaro é visto por 31,2% dos eleitores como o candidato que mais representa o "anti-Lula" ou "anti-PT". Para 14,5%, o tucano Doria seria esse candidato. Outros 13,7% não souberam a responder a pergunta e 12,3% escolheram Marina Silva.
Nas distinções por sexo, o levantamento mostra que enquanto Lula é o preferido de 28,9% das mulheres ouvidas, Bolsonaro seria eleito pelo eleitorado masculino com 25,6% dos votos. No quesito faixa etária, tanto o petista quanto o social-cristão teriam mais apoio dos jovens entre 16 e 24 anos. Cerca de 30,4% deste grupo votariam em Lula e 22,7% em Bolsonaro.
Na distinção por escolaridade, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores teria o apoio de 32,8% do eleitorado com Ensino Fundamental. Bolsonaro, por outro lado, teria mais apoio dos eleitores com Ensino Médio, registrando 23,2% das intenções de voto deste grupo. Enquanto Lula seria mais votado porque aqueles que não declararam classe social, com 40,9%, Bolsonaro aparece como preferido das classes A e B com 21,6% das intenções.
A pesquisa também ressalta que o maior eleitorado do petista estaria no Nordeste, onde Lula possui 41,2% das intenções de voto. Já Bolsonaro têm mais apoio no Norte e Centro-Oeste do país, com 27,7% das intenções.
Do Portal CS
Nenhum comentário:
Postar um comentário