Foto: Gage Skidmore/ Flickr Commons
Milhares de americanos tentam buscar formas de evitar que o bilionário Donald Trump chegue à presidência dos EUA. Em cerca de 24 horas, mais de 2,8 milhões de pessoas assinaram uma petição online para que o Colégio Eleitoral ignore o resultado e eleja a democrata Hillary Clinton, sob o argumento de que ela ganhou a disputa no voto popular.
Nos Estados Unidos, as eleições são indiretas e os delegados de cada estado representam o resultado de cada pleito. Na disputa pelos colégios eleitorais, Trump conseguiu 279 delegados – 9 a mais do que o necessário. Em números absolutos, contudo, Hillary deve chegar a quase 1 milhão de votos na frente do republicano.
Esta é a quinta vez na história em que o presidente eleito dos EUA não ganha no voto popular. A última situação parecida foi em 2000, quando AL Gore perdeu nos colégios eleitorais para George W. Bush. A vantagem de Al Gore, naquele ano, foi de cerca de 500 mil votos. Especialistas, contudo, acreditam que a chance de virada é mínima.
"É extremamente improvável", avaliou Rebecca Green, professora de direito da universidade William & Mary, na Virgínia, à Folha de S. Paulo. "É como querer mudar as regras depois que o jogo já acabou", completou o cientista político Michael Traugott, da Universidade de Michigan.
Mesmo sem grandes chances, o abaixo-assinado atraiu até mesmo celebridades, como a cantora Lady Gaga. Ironicamente, até mesmo Trump já criticou o sistema atual de eleição. "O Colégio Eleitoral é um desastre para a democracia", atacou o bilionário em 2012.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário