Os eleitores que ainda não procuraram os cartórios para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de município ou fazer a regularização de qualquer tipo de pendência eleitoral tem somente até esta quarta-feira (4), prazo final – em todo o país – para o fechamento do cadastro.
Eleitores com algum tipo de deficiência física também devem obedecer ao prazo para solicitar transferência de seção comum para uma seção especial. Por conta do alto fluxo dos últimos dias, o atendimento a estes serviços tem sido a prioridade do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Segundo o órgão, os cartórios e postos da Justiça Eleitoral atenderam, entre o dia 1º e 29 de abril, um total de 263.099 eleitores em todo o estado. O número é quase 488% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 44.686 pessoas buscaram por atendimento.
Apesar de boa parte dos cidadãos terem deixado para a última hora, os serviços ao eleitor já vinham sendo oferecidos desde novembro de 2014, quando foi reaberto o cadastro eleitoral. O eleitor que não regularizar sua situação cadastral permanecerá com as restrições previstas no art. 7º do Código Eleitoral, tais como não poder obter passaporte e carteira de identidade, realizar empréstimo na Caixa Econômica, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e se for aprovado em concurso público não poderá ser investido ou tomar posse no cargo.
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário