Renilson Silva
Assessor de Comunicação
Em reunião de Conselho de Departamento, ocorrida na manhã desta terça-feira (17), os Conselheiros do campus XIV aprovaram, por unanimidade, a criação do curso de Agronomia com ênfase em Agricultura Familiar para a UNEB de Coité. Desde o inicio deste ano, já vinha sendo discutido este assunto em reuniões, tanto com a comunidade acadêmica, quanto com a externa.
A criação deste curso decorre da demanda da população coiteense e dos movimentos sociais do Território do Sisal, em se estudar as questões do campo, pois a maioria dos moradores da região é, predominantemente, da zona rural. Desse modo, essa aprovação irá atender aos anseios da população sisaleira que, há muito tempo, reivindica por uma graduação nesta área.
“O meu voto a favor da criação do curso de Agronomia, enquanto Conselheiro do Departamento, é a confirmação de que é possível dimensionar academicamente o campus XIV, de forma mais planejada e discutida, com o cumprimento de mais uma etapa do nosso Plano Diretor. Será uma alternativa de criar um verdadeiro campus universitário em nossa região”, pontuou o professor Deijair Ferreira, Diretor do DEDC XIV.
Para o Coordenador do Colegiado de Letras/Português, professor Luiz Antônio Valverde, o impacto social que o curso de Agronomia trará para a região é bastante significante. Ainda, segundo ele, “é preciso estar atentos a estas questões sociais, pois se torna importante este curso para que possa ser pesquisada a realidade ambiental e agro-econômica da região, bem como o setor agrário”, aconselhou.
Já a Representante dos docentes do campus, professora Kátia Morais, sugeriu que é importante incluir a extensão rural como um dos eixos centrais do projeto, a fim de atender a uma demanda de se pensar a agricultura familiar a partir de uma perspectiva política, pois, em sua opinião, “é imprescindível atenção ainda para a inclusão de informações sobre a
estrutura física concreta e o que há em fase de planejamento para viabilizar a implantação do curso, bem como parcerias com prefeituras, Departamentos da UNEB, bem como outras instituições de ensino, por fim, é primordial fazer uma breve contextualização dos cursos na região do semiárido e no Estado da Bahia, pois isso irá fortalecer a argumentação sobre a demanda para implantação do curso no Campus”, explicou.
João Gabriel, discente do curso de Licenciatura em Letras/Português, que também faz parte da Comissão intitulada “pró-curso de Agronomia”, lembrou que esta graduação é uma demanda social muita antiga e reconheceu a importância da Instituição para o progresso das regiões da Bahia; “admiro a UNEB pela sua multicampia, pois chegar a várias partes do Estado e promover o desenvolvimento social/regional é de uma grandeza imensurável. O povo coiteense e da região do sisal merece este curso”, agradeceu.
Para dinamizar as discussões em torno deste assunto, a Direção do Departamento criou três Comissões, compostas por membros da Universidade, de Entidades sociais, da Prefeitura de Coité e da sociedade civil. Desde o inicio deste ano, essas Comissões estão discutindo assuntos ligados ao Plano Diretor do Departamento, que visa à concessão de vários benefícios para o desenvolvimento do campus XIV, a exemplo da construção de 11 salas de aula, onde as obras já se iniciaram neste mês; a futura implantação deste curso, cuja criação foi aprovada nesta ocasião; a discussão para a aquisição de um terreno, localizado ao fundo do campus, e da área na escola agrícola, na cidade de Coité, equivalente a 52 tarefas de terra, que serão doadas pela Prefeitura de Conceição do Coité, para a implantação do curso de Agronomia.
“Se todos estão participando deste encontro é porque reconhecem a importância da UNEB nas demandas da sociedade. Parabenizo Conceição do Coité por ter este campus em sua área territorial. Assim, fica evidente que a Universidade está fazendo a sua parte, em promover o desenvolvimento político, econômico e social na região”, ressaltou Cecília Petrina, Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Território do Sisal (Codes-Sisal).
Lorena Lima, assessora do Consórcio dos Municípios da Região do Sisal (Consisal), representando Osni Cardoso (Presidente do Consórcio e Prefeito de Serrinha), reafirmou o compromisso e o apoio da Entidade para a criação do curso, de acordo com ela, “é necessário que se faça uma reflexão sobre a implantação deste curso, pois a partir dai, devemos pensar como se dará os recursos financeiros para mantê-lo. Penso que, é preciso incentivar os prefeitos da região a apoiar a sua consolidação, pois assim será mais fácil viabilizar esta graduação”, acrescentou.
O projeto do curso ainda será reformulado, revisado e passará por análise e avaliação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UNEB para, em seguida, ser encaminhado para apreciação e votação no Conselho Universitário (Consu).
Este foi o último Conselho de Departamento do ano 2013, e contou com presença de mais de 35 participantes, entre docentes, estudantes, servidores da Instituição, representantes políticos, Secretaria Municipal de Educação de Coité, representantes de movimentos sociais e Entidades de desenvolvimento rural e sustentável do território, além da sociedade civil, todos em prol da discussão de assuntos referentes ao desenvolvimento estrutural do campusXIV. Os Conselheiros do campus XIV e as Representações presentes das populações coiteense e da Região deram um grande passo para o crescimento e o desenvolvimento do território sisaleiro. A reunião de Conselho que se iniciou por volta das 8h30, foi finalizada no inicio da tarde.
Do Portal Uneb/Foto home: www.unifil.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário