Os amantes do ciclismo terão duas opções de lazer e aventura no próximo domingo (19) nas cidades de Irará e Ipirá. Os eventos de cicloturismo prometem reunir centenas de participantes de diversos municípios e oferecer belas paisagens, trilhas desafiadoras e muita diversão.
Em Irará, com apoio do Governo do Estado, através da Sufotur, acontecerá o 5º Cicloturismo de Irará, com café da manhã às 7h e saída às 9h da Escola Joaquim Inácio. O percurso será leve e terá cerca de 25 km, passando por estradas de terra, riachos, fazendas e povoados. Haverá pontos de hidratação e carro de apoio durante o trajeto.
Em Ipirá, acontecerá o 7º Cicloturismo de Ipirá, com café da manhã às 7 horas e saída para a trilha logo após o café. A concentração será no Mercado de Artes e terá um percurso de 30km com pontos de hidratação e carro de apoio durante o trajeto.
Ambos os eventos tem apoio das prefeituras e do comércio locais.
Sobre Irará - Irará é um município da Área Metropolitana de Feira de Santana, Bahia. Possuia uma população de 28.043 habitantes em 2022. Em 1842, foi criada a Vila da Purificação dos Campos. Em 1895 a Vila da Purificação foi elevada à categoria de cidade com o nome de Irará. O nome se originou do tupi antigo eîrara, que significa "irara" (animal).
Sobre Ipirá - As terras de Ipirá são conhecidas desde o século XVII, quando os índios que viviam na região a camisas de algodão muito compridas. A fazenda ficava perto da Serra do Camisão, onde hoje é entraram em contato com os portugueses, depois de resistirem bravamente. O primeiro núcleo de povoamento foi a Fazenda do Camisão, que recebeu esse nome por causa de um senhor que usava sede do município. Em 1855, Ipirá se tornou uma vila, desmembrada de Feira de Santana, com o nome de Camisão. Em 1896, foi elevada à categoria de cidade, mantendo o mesmo nome. Em 1931, o nome da cidade foi mudado para Ipirá, que significa “Rio do Peixe” em língua indígena.
Do Portal Ailton Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário