O preço médio do litro da gasolina vendido nos postos do país subiu pela sexta semana consecutiva, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda-feira (21). O preço médio do litro avançou de R$ 5,02 para R$ 5,05 na semana de 13 a 19 de novembro.
As altas nos preços dos combustíveis vendidos aos consumidores acontecem apesar de os combustíveis vendidos pela Petrobras às distribuidoras não sofrerem aumento desde junho. A Petrobras tem como política de preços a Paridade de Preço Internacional (PPI). O modelo determina que a estatal cobre, ao vender combustíveis para as distribuidoras brasileiras, preços compatíveis com os que são praticados no exterior.
Segundo os últimos cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem média no preço do diesel está em 5%. A gasolina da Petrobras, no entanto, já está 1% acima do preço médio praticado no exterior, graças principalmente à queda internacional dos preços do petróleo nas últimas semanas.
Do Portal NS/Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário