Foto: Divulgação/PMS
Aconteceu, na manhã de ontem (19/05), no auditório da Prefeitura Municipal de Serrinha, a eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente, relativa ao biênio 2021-2023, durante a qual foram eleitas 16 (dezesseis) pessoas no segmento da sociedade civil, e nomeadas outras 16 do poder publico.
Os Conselhos são espaços públicos com força legal para atuar na definição de prioridades e conteúdo de políticas públicas ambientais, de caráter deliberativo e consultivo. A composição plural e homogênea, com representação da sociedade civil e governos em diferentes formatos, caracteriza os Conselhos como instâncias de negociação de conflitos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Tomaz, destacou a importância da união entre o poder público e da sociedade civil a fim de que sejam promovidas ações de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente. “Esse conselho é tem por objetivo propor normas e diretrizes para projetos e ações ambientais para o município. Temos aqui representantes do poder público, da sociedade civil, associações urbanas, trabalhadores rurais, entidades religiosas, bem como das Secretarias de Infraestrutura, Assistência Social e Meio Ambiente, todos envolvidos em prol da mesma causa”, disse Tomaz.
O Sr. Antônio Pereira Lima Sobrinho, presidente do Conselho desde 2017, popularmente conhecido como Capila, enfatizou o papel do Conselho e a importância de os seus membros executarem com responsabilidade suas funções. “O conselho é um espaço democrático de decisões, é um colegiado onde podemos juntar o poder público e a sociedade civil. Os eleitos têm a função de formular e monitorar a execução das políticas públicas no âmbito do Meio Ambiente. Além dessas atribuições e competência, eles têm também o papel importante de acompanhar e fiscalizar no que diz respeito a crimes ambientais e violência ao meio ambiente”, finalizou Capila.
Do Portal Ailton Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário