O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (11), em evento na Bahia, que o país está “praticamente vencendo” a pandemia da Covid-19. “Estamos praticamente vencendo a pandemia, o governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados. Quer seja com auxilio emergencial, que atingiu 65 milhões de pessoas, quer seja auxílio a micro e pequenas empresas, com crédito. Ou seja, investindo também massivamente meios e recursos para que governadores e prefeitos não faltassem na saúde para atender os infectados”, afirmou o presidente.
Segundo o G1, o Brasil tem 129.865 mortos por coronavírus e, desde o início do de setembro, vem registrando quedas na média móvel de novas mortes diárias. O último balanço do consórcio de veículos de imprensa, divulgado às 20h de quinta (10), indicou que o país registra, em média, 692 mortes por dia.
O número representa uma queda de 21% num intervalo de 14 dias. Mas, para especialistas, os dados devem ser observados com cautela. Para eles, ainda não é possível dizer que essa é a tendência da pandemia no país. No segundo trimestre de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 9,7% e, para economistas, o tombo seria ainda maior sem o auxílio emergencial mencionado pelo presidente.
Ainda assim, o consumo das famílias – principal motor da economia – caiu 12,5%. Já os recursos para empreendedores dão sinais de esgotamento. Um levantamento do G1 mostra que a maioria dos bancos já não tem recursos disponíveis do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), lançado em 31 de agosto.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário