Moscou. O 68º Congresso da Fifa, realizado nesta quarta-feira, na capital russa, estabeleceu que a Copa do Mundo de 2026 será nos Estados Unidos, Canadá e México. A candidatura chamada “United 2026” recebeu 134 votos e derrotou o Marrocos.
Curiosamente, a CBF não votou na candidatura norte-americana, optando pelos marroquinos. A América do Norte recebeu o evento pela última vez em 1994, quando os Estados Unidos foram os recordistas de público em uma edição de Mundial (média de 69 mil torcedores por partida).
Esta será a primeira Copa do Mundo do Canadá, enquanto o México receberá sua terceira, as outras duas foram em 1970 e 1986.
Existia um certo temor quanto às chances da United 2026, mesmo que ela fosse amplamente favorita em relação ao Marrocos. Mas a votação confirmou a preparação e as condições amplamente favoráveis do trio norte-americano.
No total, a candidatura norte-americana sugeriu 23 cidades como sede, sendo que 16 serão utilizadas (3 no Canadá, 17 nos EUA e 3 no México). Todos os estádios para a disputa do Mundial já estão prontos, uma enorme vantagem em relação ao Marrocos, que necessitaria construir nove estados. Além disso, a realização de uma Copa na América do Norte traz a estimativa de um faturamento de US$ 11 bilhões, grande parte disso em direitos de TV.
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira com 48 seleções. A Fifa ainda não definiu qual será o formato das Eliminatórias e o formato de classificação para o torneio. (Informações da Agencia Brasil).
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário