Nesta quinta-feira (10), a Juíza de Direito Maria Claudia Salles Parente, por meio de uma decisão liminar contra o Município de Teofilândia, tendo como representante o gestor municipal Tércio Nunes, suspendeu os efeitos da Lei Complementar n° 25/2018 (Projeto de Lei 001/2018).
A polêmica lei havia extinto o pagamento de direitos concedidos aos servidores do magistério público municipal. Em tutela de urgência, a decisão da Justiça também tornou nula a votação da Câmara de Vereadores que aprovou o projeto. A juíza estabeleceu uma multa diária de R$ 1.000,00 pelo descumprimento da decisão liminar.
Vera Lúcia, sindicalista representante da classe dos professores municipais em Teofilândia, comemorou a decisão judicial e disse ao site A Voz do Campo que esse é o resultado da luta de todos que pensam em uma Teofilândia com educação de qualidade e respeito ao professor. “A lei aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Tércio é inconstitucional porque retira direitos adquiridos pelos professores. A justiça está sendo feita e vamos lutar até onde for preciso”, disse ela.
Entenda
Este é o principal assunto de Teofilândia nos últimos meses. Segundo enquete do site A Voz do Campo, 93% da população é contra este projeto. Como em todas as cidades de pequeno porte, a classe dos professores aquece a economia e o comércio local.
Segundo relatos ao site, diversos são os educadores que tiveram seus salários reduzidos em 30% ou até 50%, o que representa uma diminuição no poder de compra dessas famílias.
O prefeito Tércio Nunes não se pronunciou em nota sobre o caso. Interlocutores do prefeito dizem que a folha de pagamento do município não suporta os valores pagos atualmente para os educadores e por isso o projeto.
O Sindicato dos Professores de Teofilândia contesta a posição do prefeito e apresenta dados mostram que a Prefeitura Municipal tem condições de manter os direitos adquiridos pela categoria.
Votaram a favor do projeto do prefeito Tércio Nunes
Alles do Setor
Fábio de Zé de Dinda
Zé Nilton do Ferro Velho
Raimundo de Lourinho
Jojô
Ronaldo do Baixão
Fábio de Zé de Dinda
Zé Nilton do Ferro Velho
Raimundo de Lourinho
Jojô
Ronaldo do Baixão
Votaram a favor dos professores
Diego do Gás
Rogério da Cachacinha
Isaías do PT
Carlinhos de Dãozinho
Igor de Cabaceira
Diego do Gás
Rogério da Cachacinha
Isaías do PT
Carlinhos de Dãozinho
Igor de Cabaceira
Confira as decisões da Justiça
Do Portal A Voz do Campo
Nenhum comentário:
Postar um comentário