Com um total de 1.128.195 mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2015 e abril deste ano, a Bahia obteve o primeiro lugar em cobertura no ranking nacional do exame, conforme estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia.
A mamografia, de acordo com o Ministério da Saúde, é indicada para as mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de maior risco para a doença. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), unidades móveis do programa itinerante Saúde Sem Fronteiras, por meio da ação de rastreamento do câncer de mama, que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, já percorreram as 24 regiões de saúde do estado, contemplando 328 municípios.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico é realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário