As chuvas que caíram recentemente na região sisaleira elevaram ao máximo o nível da Barragem da Leste e fizeram com que a Embasa retomasse, há cerca de um mês, a operação do sistema de abastecimento de Queimadas e Santaluz captando água deste manancial para tratar e distribuir aos dois municípios.
Com isso, segundo a assessoria da empresa, a captação implantada emergencialmente na Barragem da Fazenda Correnteza ficará disponível para o caso de necessidades futuras. “Foi uma estrutura que fizemos de maneira emergencial para superação da crise hídrica que atingiu os dois municípios, com o colapso da Barragem da Leste.
Com ela, conseguimos dar continuidade ao abastecimento e superar a crise”, ressalta o gerente da unidade regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. Conforme a concessionária, a recuperação do volume de água na Barragem da Leste foi possível graças à chegada de chuvas na bacia do Rio Itapicuru e à elevação da capacidade de armazenamento no manancial.
A Embasa disse ter feito a retirada de cerca de 90 mil metros cúbicos de areia durante os serviços de desassoreamento na barragem, nos quais foram investidos cerca de R$1 milhão, segundo a empresa. Vale lembrar que, recentemente, a prefeitura de Queimadas também realizou uma intervenção no reservatório em parceria com o governo do estado.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário