Na tarde desta terça-feira (10), os vereadores do município de Serrinha, Rogério da cerâmica, Mariana Cunha, Rose de João Grilo, Jorge Gonçalves, Reginho de Vila de Fátima, Reis, Flávio Ferreira, Junior Bigode, Santiago, Zé Raimundo, Dêca de Bela Vista Jean e Nininho, reuniram-se com o Secretário de Saúde, Alexandre Thaim, com o objetivo de acompanhar de perto o trabalho de fiscalização, que já acontece há alguns dias no interior da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Cada vereador pôde tirar suas dúvidas concernentes à falta de estrutura em que foi encontrada a unidade de saúde. Segundo Thaim, “o governo do ex-gestor inaugurou a unidade sem nenhuma funcionalidade e nós, prontamente, identificamos a falta de extintores, rede inadequada de energia, além de infiltrações, falta de água, problemas na saída de emergência, etc.”
O Secretário sinalizou, ainda, as péssimas condições do necrotério e relatou sobre os problemas detectados no gerador de energia, que poderiam causar sérios transtornos, num eventual problema na rede elétrica. Além disso, foi ressaltado o fato de os computadores da unidade estarem quebrados, e esta não possuir os alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária.
Segundo o Secretário, na UPA, foram encontrados vários equipamentos advindos de outras unidades, a exemplo de computadores, macas e máquinas de raio X, que teriam por finalidade tão somente a inauguração da unidade.
A visita durou cerca de duas horas e, devido aos problemas apresentados pelo Secretário, todos os vereadores presentes, inclusive os da oposição, constataram o problema e foram unânimes na conclusão de que a UPA realmente não possui as mínimas condições de funcionamento.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no Brasil, e tem como objetivo integrar a atenção às urgências.
Diante disso, a unidade de Serrinha trouxe grandes expectativas à população do município, a qual esperava ter um melhor atendimento na área de saúde. Entretanto, todos foram pegos de surpresa ao saber das reais condições da unidade recém-inaugurada.
A UPA, implantada no bairro Cidade Nova, que foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2016, contando com a presença do Governador da Bahia, Rui Costa, está, agora, entre as várias UPAs que foram fechadas em todo o país por inviabilidade financeira e técnica-estrutural.
SECOMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário