Como a queda de Dilma Rousseff nas pesquisas, como tem a prerrogativa da lei, Lula pode assumir a candidatura no lugar dela para tentar ganhar a eleição.
De acordo com artigo 11, parágrafo 3º, da referida lei, em casos de morte, renúncia ou indeferimento de registro de candidato, o Partido ou Coligação deverá providenciar a sua substituição no prazo de até 10 (dez) dias, por decisão da maioria absoluta do órgão executivo de direção nacional do Partido a que pertenceu o substituído.
Uma possível e iminente renuncia de Dilma e entrada de Lula não significa uma vitória fácil e garantida, pois o brasileiro demonstrou em recentes pesquisas que anseia por mudança urgente no Brasil e Marina Silva surgiu para preencher esta lacuna.
No entanto, significa uma esperança para os petistas que já começam a ficar incomodados com uma possível derrota para a ex-petista.
Resta agora apenas esperar o desenrolar das campanhas nos próximos dias para saber que rumo tomar daqui para a frente, mas ao que tudo indica se a candidata do PT continuar estabilizada ou caindo vai ser necessária sua renuncia. Alega-se algo que justifique a desistência e corre atrás do prejuízo.
Talvez esta esteja sendo a primeira matéria falando sobre a possibilidade, mas em uma análise política chegamos a esta conclusão.
Por Cival Anjos
Um comentário:
Foi justamente pesquisando sobre essa possibilidade que eu cheguei até aqui. Não sei como o eleitorado reagiria a isso. O Lula é extremamente competitivo, claro. Em uma situação normal, seria qse impossível ele perder uma eleição, mas sob a atual situação, dele entrar somente porque Dilma tá caindo nas pesquisas, não sei como seria. Eu votaria nele, claro.
Postar um comentário