O Ministério de Minas e Energia autorizou a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) a conceder uma área de 298 mil hectares em Santaluz, no nordeste baiano, para lavra de ouro.
A mineradora canadense Yamana Gold arrendou o lote, cuja titularidade é da CBPM, e criou o projeto C1 Santaluz, com investimento de R$ 204 milhões. A terceira mina da Yamana no estado produzirá 100 mil onças (unidade de volume que equivale aproximadamente de 29 ml) de ouro anualmente, a partir de 2,5 milhões de toneladas/ano de minério.
A extração será realizada em operação poço aberto pelo método de flutuação e processamento de carbono em lixívia. O material retirado será beneficiado e processado no local. A C1 Santaluz ampliará em 20% a produção global da empresa em relação a 2012, passando de 1,44 milhão para 1,60 milhão.
A companhia tem unidades no Chile, Argentina e México. A expectativa é que a implantação da mina, que tem vida útil prevista de 10 anos, gere inicialmente 332 empregos. Em seu pico de produção, a arrecadação do município deve chegar a R$ 2 milhões por mês em impostos, número superior ao arrecadamento total de Santaluz.
Do Portal Jornal a Nossa Voz/Fonte: Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário