A Comissão que coordena o projeto de criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) foi recebida nesta terça-feira (3) por diversos parlamentares e pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT).
Em ato simbólico, o parlamento baiano entregou nas mãos dos representantes de quatro territórios de identidade do estado, a indicação assinada pelos 63 parlamentares da casa solicitando a criação da universidade a presidente Dilma Roussef. Segundo o deputado Joseildo Ramos (PT), que propôs o ato, o próximo passo é conversar com governador Jaques Wagner, que deve receber o grupo ainda esta semana.
A implantação da UFNB pode beneficiar dois milhões de baianos em 74 municípios dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte/Agreste Baiano. Joseildo alertou sobre o atraso histórico no desenvolvimento da educação superior baiana e aproveitou para alfinetar a oposição. “Sem dúvida, a Bahia foi preterida. Aqueles que governaram esse estado por tanto tempo foram omissos e hoje aparecem como salvadores da pátria. Deixaram de herança dois milhões de analfabetos e um estado com apenas a UFBA. Somente depois de Lula, Dilma e Wagner que a Bahia incorporou cinco novas universidades federais”, comparou.
Assessoria de Comunicação
Rogério Rocha / Kamila Matos
Matéria extraída do Portal Calila Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário