Quem estiver acordado na madrugada desta terça-feira (6) poderá ver traços do cometa Halley no céu da Terra.
Mesmo distante da Terra e com previsão de ser visto novamente em 2061, o cometa deixa detritos de sua cauda por onde passa, que entram na órbita terrestre duas vezes ao ano. O ápice dessa chuva de meteoritos está previsto para acontecer nesta terça-feira a partir das 2h30.
A cada ano, a Terra orbita pela região por onde passou o cometa Harley em 1986. O primeiro momento acontece entre 19 de abril e 28 de maio e é chamado de Aquarids Meteor Shower, próximo à Constelação de Aquarius. Já entre 2 e 7 de novembro, acontece uma nova chuva de meteóros, o Orionid Meteor Shower, em referência à constelação de Órion. O pico desse segundo período ocorre entre os dias 21 e 22 de outubro.
O fenômeno pode ser visto por qualquer pessoa no planeta a olho nu, de acordo com informações da agência especial norteamericana Nasa. Os farelos do cometa Halley percorrem o espaço a uma velocidade de 66 km por segundo.
Durante o pico da chuva de meteoros, será possível visualizar cerca de 45 meteoros por hora. No sistema de cálculo da Nasa, tomando como base o Rio de Janeiro, o pico do eta Aquarids acontece às 5h18, mas a agência recomenda que o melhor período de visualização ocorre duas horas antes de amanhecer. Com informações da Agência Brasil.
Do Portal Jornal da Chapada
Nenhum comentário:
Postar um comentário