A Terra não é mais o único planeta azul conhecido. Por meio do Telescópio Espacial Hubble, pesquisadores descobriram um planeta gasoso fora do nosso sistema solar. Chamado HD 189733b, o planeta apresenta um intenso e vibrante azul cobalto.
Para se chegar a essa conclusão a equipe de pesquisadores liderada pelo astrofísico Tom Evans deduziu a tonalidade do planeta medindo a luz que é refletida nele, uma propriedade conhecida como albedo.
A equipe mediu as flutuações da luz quando o corpo celeste passava na frente e a atrás de sua estrela-mãe. “Nós vimos o brilho da queda de toda a parte azul do espectro, quando o planeta passou por trás da sua estrela. A partir disso, podemos concluir que o planeta é azul, porque o sinal permaneceu constante para as outras cores que medimos”, disse Evans em um comunicado.
A visão que se tem a partir do espaço é de que o HD 189773b é muito parecido com o planeta Terra. No entanto, enquanto o azul do nosso planeta reflete os oceanos que temos, este recém descoberto é azul por conta de sua atmosfera composta por uma camada de sódio que, seletivamente, absorve a luz vermelha.
Com a alta temperatura, passando de 1.000 graus Celsius, em média essa temperatura oscila em até 260 graus entre o dia e a noite. Por conta dessas drásticas oscilações, são produzidos silicatos em sua atmosfera que são convertidos em pequenas gotas de vidro, e essas por sua vez, dispersam a luz azul. De acordo com os pesquisadores, o planeta a olho nu tem “uma cor azul intensa em comprimentos de ondas visíveis”. As conclusões da equipe serão divulgadas no dia 1 de agosto pela revista Astrophysical Journal Letters.
Do Portal Jornal da Chapada, com informações do R7/FOTO: Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário