Dois dias após as eleições em Salvador, a futura administração do deputado federal ACM Neto (Democratas) já conta com muitas especulações para a formação do secretariado.
As especulações passam por nomes tradicionais do Democratas, como o do ex-deputado federal José Carlos Aleluia, ou de técnicos como o ex-secretário estadual da Fazenda, Albérico Mascarenhas.
O ex-governador Paulo Souto, que foi o coordenador do programa de governo de ACM Neto, embora não tenha o nome especulado para a futura Administração Municipal, terá influência no governo.
Além de especulações na imprensa de Salvador, o site Interior da Bahia também avalia alguns nomes para compor o secretariado de Neto. Confira.
Aleluia I
O nome mais especulado para ocupar um cargo no alto escalão do governo ACM Neto em Salvador é o do ex-deputado federal José Carlos Aleluia, principal coordenador da campanha do democrata nesta eleição. Aleluia, ataul presidente estadual do Democratas, é cotado para ocupar a Casa Civil, cargo que requer experiência e habilidade política e confiança do prefeito.
Aleluia II
Com base eleitoral em Paulo Afonso e derrotado para o Senado em 2010, Aleluia pode dar a volta por cima e ganhar novo vigor politico. A partir do cargo que ocupar na Prefeitura de Salvador, o democrata pode se candidatar novamente á Camara Federal, e passa a ser opção para o Senado e o governo do Estado em 2014.
Fazenda
Para a Fazenda os nomes especulados são o do ex-secretário municipal da Fazenda Joaquim Bahia e o do ex-secretário estadual Albérico Mascarenhas. O vereador eleito Cláudio Tinoco (Democratas) também é lembrado para assumir uma eventual pasta ligada à Cultura e Turismo.
Imbassahy
Na conta do PSDB, por indicação do deputado federal Antônio Imbassahy, o site avalia que o vereador Paulo Câmara, sobrinho do tucano, e o ex-vereador José Carlos Fernandes, natural de Canudos, também teriam chances.
Indicação de Jutahy
Mas na cota dos tucanos também entrariam alguns nomes por indicação do deputado federal Jutahy Júnior, principal líder do partido no Estado. O ex-deputado estadual, ex-prefeito de Caldeirão Grande e atual presidente do PSDB na Bahia, Sérgio Passos, pode ser um destes nomes.
PMDB
Na cota do PMDB as apostas se voltaram para o retorno do hoje secretário nacional de Turismo, Fábio Mota, para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) e para o presidente da Câmara, Pedro Godinho, que não conseguiu a reeleição.
Partido Verde
Já o PV, que indicou a vice Cleia Sacramento, deve ser contemplado na administração com pastas historicamente ligadas ao Meio Ambiente. O presidente Ivanilson Gomes estaria entre as possíveis escolhas.
Por Evandro Matos (Portal Interior da Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário