Na cidade de Riachão do Jacuípe os estudantes já vivem uma grande expectativa para as provas do ENEM, que serão realizadas no próximo sábado (03) e domingo (04) em vários escolas da cidade.
O coordenador do ENEM no município de Riachão, professor Evando Oliveira informou que está “tomando todas as providências necessárias para garantir a melhor acomodação e transparência para os estudantes”.
Segundo ele, as provas serão aplicadas nas principais escolas municipais e estaduais, na Associação de Proteção ao Menor (ASPAM), além das escolas da rede privada. Os estudantes que moram em zona rural, povoados ou distritos terão que fazer as provas na sede do município.
Riachão do Jacuípe contabiliza 1.858 (um mil e oitocentos e cinquenta e oito) inscritos no Enem de 2012. Nesse total estão incluídos também os candidatos dos municípios circunvizinhos.
Para muitos estudantes o ENEM é um processo altamente competitivo, mas também a chave para ingressar no ensino superior, de forma democrática. Em todo o país muitas faculdades utilizam as notas para acesso aos seus cursos, sem precisar fazer o tradicional vestibular.
Para Gilmar Corrêa Sampaio, que concluiu o ensino médio há dois anos, o ENEM é a grande oportunidade para conseguir uma bolsa integral na faculdade pública e realizar o sonho de cursar a disciplina que realmente se identifica. “Vou me dedicar o máximo, quero entrar no ensino superior no próximo ano. Quem sabe, fazer Agronomia’’, planejou.
A estudante Vera Lúcia dos Anjos Miranda informou à reportagem do Interior da Bahia que pode fazer outro curso. “Estou terminando o curso de História na Universidade Leonardo da Vinci, mas se conseguir um bom desempenho no ENEM, irei cursar Direito”, disse.
Dicas
Segundo Maria do Rosário Mascarenhas Almeida, diretora do Colégio João Campos, “controlar a ansiedade, dormir e se alimentar bem, escrever bastante, são fatores indispensáveis para atingir um bom desempenho no processo seletivo deste final de semana”.
Sobre as provas
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das práticas desenvolvidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) com finalidade de avaliar a qualidade educacional no Brasil, através de temas recorrentes em diversos segmento da sociedade.
Este ano serão abordados assuntos sobre política, economia, conflitos, crise européia, dentre outros. As provas serão aplicadas neste sábado (03) e domingo (04), com horário programado para começar às 13h, obedecendo-se o horário brasileiro de verão. Este ano, 5,7 milhões se inscreveram para tentarem conseguir bolsas em faculdades públicas estaduais e federais.
No primeiro dia, os estudantes irão responder os questionários de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No último dia haverá prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de prova de matemática e suas tecnologias.
O tempo disponível para responder todas as questões será de quatro horas e trinta minutos, no primeiro dia, e de cinco horas e trinta minutos, no segundo. O candidato só poderá deixar o local de prova após decorridas duas horas de sua aplicação.
Não será permitido a utilização de acessórios digitais no local das provas. Outro detalhe importante é que cada estudante deverá conciliar o tempo necessário durante à aplicação das provas, gastando no mínimo cinco minutos para responder cada questão.
Por Noroel Fernandez (Portal Interior da Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário